Declaração de imposto de renda para iniciante  

Como fazer minha primeira declaração de Imposto de Renda?

Se você vai fazer a sua primeira declaração de imposto de renda, parabéns, sinal que você começou a ganhar um pouquinho mais, mas por outro lado vai pagar um pouquinho mais de imposto, brincadeiras à parte, no artigo de hoje nós vamos te ensinar de uma maneira simples de como você vai fazer a sua primeira declaração de imposto de renda, então continue com a gente neste artigo, declaração de imposto de renda para iniciante. Um lembrete, caso você não faça a declaração até a data determinada você vai receber uma multa de até 20% do imposto devido, então não deixe de fazer a sua declaração.

Passo a passo de sua declaração de Imposto de Renda

1ºPasso

Como primeiro passo você deve juntar todos os documentos que comprovem todos os seus ganhos ao longo de todo o ano passado, como salarioalugueisserviços, entre outras coisas que comprovem os seus ganhos. Você também deve guardar alguns recibos, são eles, vendas de carrocasa e ações, você deve declarar esses bens ou a venda dos mesmos, pois a receita deve saber da existência de todos eles. Outros recibos que você deve guardar são despesas medicas em geral, até pagamento de plano de saúde, não se esqueça também do CPFtulo de Eleitor e comprovante de endereço.

2º Passo

Se você já reuniu todos esses documentos que precisa para realizar a declaração, agora chegou a hora de começar o preenchimento do seu Imposto de Renda. Mas antes disso se você não baixou o programa, você deve instala-lo agora, você pode baixar através desse link: 
http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2011/declaracao/download-programas.htm

3º passo

Assim que abrir o programa do Imposto de Renda, você deve clicar em “Criar nova declaração” em seguida clique em “Criar nova sem importar” feito isso vai abrir um campo a onde você vai preencher uma única vez, nas próximas declarações dos anos seguintes você não vai precisar mais, nesse próximo passo você deve colocar seu CPF, e nome completo, preenchendo esse campo clique em “OK”.

No quadro seguinte vai aparecer um aviso, basta clicar em “OK” novamente, em seguida você vai ver algumas opções logo a esquerda da sua tela, você deve clicar em “Identificação do contribuinte” e preencher todos os campos que vão aparecer referente a sua identificação.

Voltando ao menu que está à esquerda, preencha todas as opções que inclua os seus gastos e ganhos.

No campo “Rendimentos tributados recebidos de pessoa jurídica” é neste campo a onde você deve informar o seu salário e ganhos de empresas para iniciar clique em “NOVO” agora é só preencher os campos que vão aparecer.

No campo “Pagamentos Efetuados” você deve declarar os gatos que podem ser deduzidos do imposto de renda, como pagamentos para médicos, dentistas e outros que você pode deduzir, você vai preencher com a profissão e o valor gasto, mas você só poderá fazer isso caso você possa comprovar.

4º passo

Agora chegou a hora de enviar o seu imposto de renda, pode parecer bem rápido, mais é meio demorado para você colocar todas as informações necessárias, se já está tudo certo vamos enviar, se está nos últimos dias de enviar o Imposto de Renda, normalmente o programa fica meio lento, pois o trafego no sistema é grande, então mantenha a calma, não tem nada de errado com o seu computador ou celular.

Antes de tudo clique em “Verificar Pendencias” se faltar qualquer campo a ser preenchido o sistema acusará na tela.

Se nada constar, pronto, está tudo certo com sua declaração, agora basta clicar em “Entregar declaração” e pronto, sua primeira Declaração de Imposto de Renda foi feito com sucesso, caso conste algo, basta preencher o campo que está em falta e por fim clicar em “Entregar Declaração”

Gostou do artigo? Então ative o sininho e receba notificações sempre que postarmos textos novos aqui no Dinheiro Dicas.

O post Declaração de imposto de renda para iniciante   apareceu primeiro em Dinheiro Dicas.