PROGRAMA CAIXA CULTURAL

A Caixa Cultural é um dos programas criados pela Caixa Econômica Federal e tem o objetivo de instituir projetos culturais em algumas cidades brasileiras.

Esse programa é dividido em outros 4 tipos.

Em primeiro lugar, é possível observar o programa de ocupação dos espaços da caixa cultural. Entre os seus projetos estão as artes visuais (pintura, grafite, escultura, gravura, fotografia, instalação, objeto, desenho, intervenção, videoinstalação e etc.).

Também é possível encontrar projetos voltados a música, teatro, dança, palestra, encontros, cursos, mostra de cinema, oficinas, lançamento de livros e muito mais.

Em segundo lugar, existe o programa de apoio a festivais de teatro e dança. Nessa parte do programa a sua intenção primordial é o patrocínio de eventos festivos de teatro, dança e multilinguagem. É feito uma seleção anual e os eventos são realizados em todo o território nacional.

Esses festivais são importantes para que se possa propagar o papel da arte do desenvolvimento artístico nacional, já que se abre espaço e cria-se oportunidades a companhias, produtores e artistas de poderem mostrar ao público o seu trabalho.

No terceiro lugar está o programa de apoio ao patrimônio cultural brasileiro, que realiza a seleção de projetos voltados para museus que visem tanto a democratização de acesso, quanto a preservação do patrimônio cultural do país.

Esse processo é bienal e também engloba programas pedagógicos.

caixa cultural

Em último lugar, temos a bienal caixa de novos artistas. A caixa tem o intuito de promover o início da carreira de um artista que nunca realizou a mostra do seu trabalho por meio de exposições.

Essas exposições acontecem em todas as cidades brasileiras que possuem unidades do programa caixa cultural.

Essa bienal também é focada para a exposição de artes visuais como fotografias, grafite, desenho, pintura, gravura, escultura e outras artes visuais.

Todos os anos são abertas inscrições para que os projetos sejam criados e apresentados ao público, trazendo uma maior interação do cidadão com a arte.

Nesse ano de 2017 as inscrições já estão encerradas, mas em 2018 as inscrições voltaram a abrir.

Fique de olho no site da Caixa e observe o prazo para as inscrições e os projetos apresentados durante esse próximo ano.

Quando você for preencher o formulário de inscrição leia-o com muita atenção para preencher tudo de maneira correta. E caso alguma pergunta feita pela página não exista em seu programa, é só colocar “não se aplica”, mas em hipótese alguma deixe em branco.

Os projetos são avaliados com base na qualidade visual e nos conteúdos e informações dos arquivos.

Pense bastante se tem certeza da inscrição, pois após ser enviado, ela não poderá ser alterada e nem cancelada.

Caso o seu projeto não tenha sido habilitado é porque não cumpriu alguns dos requisitos solicitados pelo instituto.

Para esclarecer qualquer dúvida, é só procurar a opção “fale conosco” no próprio site da Caixa Econômica Federal.

Também existe o período de inscrição para a seleção de patrocínio voltados para os programas.

Então, para realizar o seu cadastro e ficar por dentro de todos os eventos da Caixa Cultural é só acessar o site da Caixa http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx, procurar em “programa caixa cultural” e clicar em “cadastre-se”.

programa caixa cultural

Depois informe o seu nome, sobrenome, CPF, e-mail, telefone fixo, telefone celular e uma senha. Ao final clique em “cadastrar”.

UNIDADES DO PROGRAMA CAIXA CULTURAL

Esse programa se encontra nas cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Brasília e Recife.

A capital do Brasil, Brasília, foi a primeira cidade a receber o programa caixa cultural. Lá é possível localizar o espaço cultura no setor bancário sul.

Já em Curitiba que é uma cidade conhecida pela sua referência em qualidade de vida e urbanização, esse espaço se encontra no chamado corredor cultural. Nesse espaço é possível perceber a tamanha acessibilidade trazida ao seu público, já que todo o espaço possui rampas e elevadores.

Em Fortaleza, para ir a uma unidade da caixa cultural, você precisa se deslocar até a praia de Iracema. A unidade está em frente ao centro cultural Dragão do Mar e possui um cineteatro com mais de 180 lugares, galerias de artes, sala para ensaios, café cultural, oficina de arte-educação, livraria e muito mais.

Na cidade do Rio de Janeiro, a unidade fica estabelecida dentro da própria sede da Caixa, na Avenida Almirante Barroso. Lembrando que o Teatro Nelson Rodrigues também faz parte do programa caixa cultural.

Na capital Pernambucana, Recife, a caixa cultural foi inaugurada no ano de 2012 e está localizada em frente ao Marco Zero.

Em Salvador, esse programa está inserido na antiga casa de oração dos Jesuítas, que faz parte do patrimônio histórico nacional.

E por último, temos São Paulo. Localizado dentro de um edifício tombado, já que se trata de um prédio histórico, a Caixa Cultural está localizada na praça da Sé, no edifício da Sé.

Você pode saber mais sobre a Caixa Econômica, clicando aqui.

The post PROGRAMA CAIXA CULTURAL appeared first on Ajuda Gov.